1.
Saúde Física
O corpo pode ser impactado negativamente por nossas posturas, atitudes, emoções e até pensamentos. O estresse é o exemplo mais notório. Quando sentido por um período prolongado, passa a afetar o funcionamento do organismo e pode até nos debilitar momentaneamente.
Sendo assim, os transtornos mentais podem ter efeito negativo no corpo físico. Pessoas que apresentam alguma condição psiquiátrica, por exemplo, estão mais suscetíveis a desenvolver determinadas patologias, como hipertensão ou doença cardíaca.
Porém, não é preciso ficar preocupado, estimulando o medo de desenvolver uma doença física. Existem diversas maneiras de cuidar tanto da saúde da mente quanto do corpo.
Agravamento de doenças físicas
O estresse, ansiedade, depressão, pânico, entre outros transtornos mentais, podem agravar os sintomas ou acelerar a progressão de muitas doenças físicas.
Por isso, pessoas que apresentam condições de saúde graves, como diabetes, asma e hipertensão, devem cuidar ainda mais da saúde mental. O aparecimento de transtornos mentais pode dificultar o tratamento e a convivência com essas doenças.
A serotonina baixa pode gerar diversos sintomas físicos:
-
afeta a regulação do sono;
-
apetite desregrado;
-
redução ou aumento do desejo sexual;
-
cansaço excessivo;
-
problemas digestivos;
-
alteração da temperatura corporal;
-
interferências na coagulação do sangue;
-
mais tempo para se curar de feridas e machucados.
Os impactos na saúde física são variados, pois dependem da condição de saúde individual. Entretanto, alguns são mais comuns e vivenciados pela maioria das pessoas. São:
-
fadiga;
-
exaustão mental;
-
alterações no apetite;
-
irritabilidade;
-
perda ou ganho de peso;
-
fraqueza muscular;
-
dores no corpo;
-
aumento da pressão arterial;
-
problemas digestivos;
-
palpitações;
-
alterações na visão;
-
alergias de pele;
-
coceira ou formigamento de membros;
-
mudanças na libido;
-
alterações no ciclo menstrual;
-
náusea;
-
vômitos.